20 DICAS: MANTER UNHAS SAUDÁVEIS E BONITAS

Cuidar das unhas se tornou algo muito importante, tanto para os homens quanto para as mulheres. Acredite, conseguir manter suas unhas saudáveis e perfeitas vai muito além de somente deixá-las pintadas. Já foi até mesmo comprovado que esmaltes podem ser prejudiciais para a saúde das unhas.

Não quer dizer que você não possa mais pintar suas unhas, o problema é que usar esmaltes com frequência e sem intervalos pode destruir suas unhas. Existem vários componentes químicos contidos nesses produtos que não somente agridem como também enfraquecem as unhas.

Outro problema bastante comum é retirar a cutícula, essa camada de pele é uma proteção muito importante das unhas. Retirá-las pode causar infecções, o uso de alicates e espátulas mal higienizadas (não somente nos salões, como também em casa) podem causar doenças graves.

Existem vários hábitos que podem ser adotados para garantir uma saúde ainda maior das unhas. Alguns produtos e até mesmo o excesso de água podem causar enfraquecimento e tornam as unhas quebradiças. Confira dicas incríveis para cuidar de suas unhas em casa!

1 – Hidrate as unhas e cutículas

fortalecer unhas

Para manter suas unhas sempre saudáveis o hábito de hidratá-las pode ajudar muito, desta forma sempre estarão saudáveis, fortes e bonitas. Esse tipo de hidratação pode acontecer uma vez por semana, mas se você tiver tempo pode fazer diariamente. Procure aplicar produtos específicos.

2 – Não coloque as mãos na boca

lana del rey

É uma mania muito comum entre nós, mas a saliva é ácida e prejudicial para a saúde de nossas unhas. Esse tipo de hábito precisa ser evitado, especialmente logo após de ter feito as unhas.

3 – Respeite o formato natural das unhas

esmalte

Quando chega a hora de lixar as unhas, lembre-se de deixar o formato natural. Quando as unhas são redondas, mas são lixadas quadradas existe uma chance maior de quebrar ou não crescer.

4 – Faça um intervalo

unhas

É preciso deixar as unhas respirarem para deixá-las crescer com força, então procure dar um intervalo de até 48h depois de retirar o esmalte até passar novamente.

5 – Próprio kit de manicure e pedicure

unhas-pes-e-mãos1

É importante ter seu próprio material de manicure e sempre deixá-los higienizados para proteger sua saúde. Caso não tenha seu kit, procure fazer as unhas somente em salões de confiança que usem produtos esterilizados ou descartáveis.

6 – Cuidado ao lixar a parte de cima das unhas

kit manicure(1)

A parte de cima das unhas é muito frágil, por isso é preciso lixar somente com produtos especiais, normalmente lixas quadradas mais esponjosas. O movimento precisa ser leve e delicado.

7 – Evite o contato com produtos de limpeza

unhas fortes

Os produtos de limpeza que têm cloro na formulação são grandes inimigos das unhas e cutículas. Para deixar suas unhas longe desses produtos, procure usar luvas e sapatos fechados.

8 – Data de validade do esmalte

Esmalte

Pode não parecer necessário, mas é preciso utilizar esmalte, base ou extra brilho até o prazo de validade. Os produtos que estão vencidos costumam afetar muito a saúde das unhas.

9 – Não use sapatos que apertem o pé

fungos-nas-unhas-como-tratar-1

Os sapatos apertados não causam somente desconforto, como também prejudicam as unhas dos pés. Além de não deixar as unhas respiraram podem acabar causando um incomodo maior, chegando até a ocasionar bolhas.

10 – Não puxe a pele da cutícula

cuidados com unhas

Não pode arrancar nenhum pedaço da pele que esteja incomodando, e as descamações das unhas também não devem ser arrancadas. Esse tipo de hábito costuma agredir muito cutículas e unhas.

11 – Prefira não retirar as cutículas

unhas-perfeitas

Como já foi dito, a função principal da cutícula é proteger as unhas de infecções provocadas por bactérias e fungos, por isso a melhor opção de manter suas unhas saudáveis é não tirá-las.

12 – Seque bem as unhas

unhas fortes e grande

Toda vez que lavar as mãos, procure deixar suas unhas sempre secas. Ao deixar as unhas úmidas por muito tempo pode causar doenças, pois o ambienta costuma a ficar favorável a fungos e bactérias.

13 – Evite o uso de luvas com látex

Luva_latex_branca_gde_01

As luvas com látex costumam agredir muito as unhas, pois existe um pó na parte de dentro que não é muito saudável. Então, toda vez que utilizar esse tipo de luva procure lavar a mão logo em seguida.

14 – Removedores de esmalte

removedor

Deixa a acetona de lado, pois esse tipo de produto costuma ressecar as unhas e é muito mais agressiva que outros removedores de esmalte. Opte por removedores que além de não serem feitos à base de acetona, costumam promover uma hidratação excelente para as unhas.

15 – Óleos de hidratação

unhas-perfeitas-3

Os óleos de hidratação costumam ser os melhores amigos das unhas, opte por óleo mineral ou de amêndoas.

16 – Não deixe esmalte por muito tempo nas unhas

removedores

Mesmo que muitas mulheres prefiram os esmaltes que durem muito mais tempo nas unhas, não é um hábito saudável deixar o mesmo esmalte na unha por muito tempo. As unhas precisam respirar para continuar saudáveis.

17 – Cuidado ao cortar os cantos

kim kardashian esmalte nude

Ao cortar de forma errado os cantos das unhas pode acabar causando encravamento, por isso procure deixar as unhas com muito cuidado. Especialistas afirmam que o ideal é cortar os cantos retos, tanto das unhas das mãos quanto dos pés.

18 – Evite contato excessivo com a água

unhas-perfeitas-2

Como já foi dito, água em excesso pode acabar prejudicando a saúde das unhas. É por isso que é importante deixá-las sempre secas, e que o tempo de contato com a água não seja muito demorado.

19 – Use produtos hipoalérgicos

alergia-mão-esmalte

Mesmo que você não tenha nenhuma reação alérgica ao esmalte, para deixar as unhas saudáveis os produtos hipoalérgicos costumam ajudar bastante.

20 – Alimentação saudável

alimentaçao saudavel

A alimentação é um dos fatores principais para deixar as unhas saudáveis e bonitas, procure ter sempre uma alimentação saudável. Além de fazer com que suas unhas fiquem saudáveis, o resto do seu corpo também ficará.