ALIMENTOS PARA FORTALECER UNHAS FRACAS

As unhas fracas costumam ser um assunto bastante discutido entre as mulheres, mesmo que as unhas sejam bem cuidadas é possível que fiquem quebradiças, fracas ou até mesmo com aquelas marcas brancas.

Quando você está cuidando de suas unhas e mesmo assim elas continuam fracas, isto costuma ser um sinal de deficiência de algum tipo de nutriente ou até mesmo problema de saúde.

As unhas costumam indicar como está nossa saúde no momento, por isso é de extrema importância estar atento com os sinais que elas podem passar.

As unhas são formadas de queratina, que tem como função principal proteger as mãos e pés de doenças e infecções. Caso note que algo está errado com suas unhas, o ideal é investigar.

Motivos para unhas enfraquecidas

unhas hidratadas

  • Alergia de algum produto, normalmente de limpeza;
  • Deficiência de nutrientes;
  • Uso excessivo de esmaltes;
  • Uso de esmalte de má qualidade;
  • Não está sem lixada corretamente.

Esses costumam ser os motivos mais comuns de unhas enfraquecidas, então fique sempre atento para não sofrer com unhas enfraquecidas. No entanto, se o problema persistir é importante consultar um dermatologista e nutricionista.

Alimentos para fortalecer unhas fracas

comendo saudável

É muito comum que o problema das unhas fracas seja a deficiência por nutrientes, normalmente acontece com o consumo inadequado dos alimentos fontes dos nutrientes necessários.

Nutrientes necessários para ter unhas fortes: cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Confira a seguir os sinais que geralmente identificam a deficiência de nutrientes e saiba quais alimentos consumir para acabar com o problema!

  • Listras nas unhas – este problema pode indicar falta de vitamina B.
  • Alimentos para consumir: ovos, carnes, aves e leite.
  • Unhas secas e quebradiças – costuma ser falta de cálcio.
  • Alimentos para consumir: leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde escura.

Unhas fortes

5 Não tire a cutícula

Para ter sempre unhas fortes e bonitas opte por alimentos que tenham biotina, é possível encontrar em peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais.

Além disso, adicione vitaminas do complexo B com aminoácidos e vitaminas C, que são encontradas na laranja, limão, morango e goiaba.

Vitaminas E costumam ser excelentes para unhas fortes, é possível encontrar esta vitamina em vegetais de folhas verde escura, oleaginosas e grãos integrais.

O ferro costuma ser um nutriente essencial para a saúde das unhas, é possível encontrá-lo em vegetais de folhas verdes escuras como, por exemplo, espinafre, rúcula e o almeirão, nas carnes, fígado e ovos.