COMO ACABAR COM MANCHAS ESCURAS NO CALCANHAR

Você possui aquelas manchas escuras no calcanhar, mas especificamente na região da parte de trás onde encosta seus sapatos? Não precisa se preocupar, pois milhares de pessoas possuem essa marquinha indesejável e existe uma maneira de acabar com ela.

Essa mancha escura no calcanhar surge devido ao atrito constante do calcanhar com o sapato, resultando em um machucado que pode acabar evoluindo em bolhas e deixando então as famosas manchas escuras.

O que provocam manchas escuras no calcanhar?

Manchas escuras no calcanhar

Como já foi dito, o verdadeiro vilão é o sapato. Toda vez que o calcanhar é machucado por algum sapato, isso geralmente acaba formando uma bolha que evolui então para uma mancha escura.

Essas manchas aparecem devido ao melanícitos que é produzido pelo nosso organismo, que possui a finalidade de produzir pigmento quando sofre algum tipo de agressão física.

Por que temos bolhas no calcanhar? Bom, a resposta é bem simples, normalmente temos bolhas no calcanhar por conta do sapato que está apertado ou largo demais e entra em atrito com a pele do calcanhar. Isso provoca uma irritação que atraem a melanina para o local.

PASSO A PASSO: COMO ELIMINAR MANCHAS DO CALCANHAR

ELIMINAR MANCHAS DO CALCANHAR

Se a mancha já estiver em seu calcanhar é preciso ter paciência e se manter longe do sol, assim a mancha será eliminada naturalmente. Confira a seguir nossas dicas para o que fazer quando surgem os primeiros sinais de que o calcanhar poderá formar mais uma mancha:

  1. Caso você tenha se machucado recentemente, evite ao máximo usar o sapato que resultou o machucado, por no mínimo 45 dias. Durante esse período, dê preferência aos seus calçados mais confortáveis.
  2. Evite qualquer outro tipo de atrito direto na região do calcanhar, deixe o machucado livre e enquanto a mancha não sumir não passe nada no local.
  3. Se aparecer uma bolha você pode até mesmo estourar, mas sempre deixe a pele para proteger a região. A membrana que fica em torno da pele é essencial no processo curativo natural do organismo.
  4. É possível fazer uso de algum remédio cicatrizante, ao optar por remédio você pode estar amenizando a marca que se forma no calcanhar.
  5. Se o machucado estiver infeccionado é preciso fazer uso de antibióticos no local. Busque ajuda de um dermatologista para que o profissional te indique o melhor medicamento para ser utilizado.
  6. Caso queira que a região tenha uma rápida recuperação, faça uso de curativos umectantes. Eles possuem a função de umedecer a pele e acelerar a cicatrização.