Como cortar as unhas corretamente

Postado por admin no dia 05/07/13 Sem comentários

Para cortar as unhas corretamente é preciso respeitar sempre os limites que a própria unha impõe. Veja algumas dicas para cortar as unhas corretamente!

Cortar as unhas corretamente parece ser fácil e sem nenhum segredo, mas esse simples gesto quando feito da forma inadequada pode trazer sérios problemas além de muito incomodo e dor nas unhas.

As unhas devem ser cortadas respeitando sempre o seu formato original, já que as pontas deixadas nos cantos normalmente acabam inflamando ocasionando as doloridas e incessantes unhas encravadas.

Médicos e especialistas recomendam que as unhas sejam cortadas dentro dos seus limites e que os cantos sejam ao menos lixados, evitando que as pontas se fixem na carne novamente inflando e formando até carne esponjosa em determinadas situações.

Dicas para tirar cutícula e evitar unhas encravadas

Cortar as unhas corretamente

O problema das unhas encravadas podem acontecer nas mãos ou nos pés, já que ambos devem receber os cuidados necessários para que não inflamem, tire mais cutícula que o necessário ou então corte as unhas da maneira inadequada.

Na imagem abaixo você pode compreender melhor a forma como devem ser tiradas as cotículas das unhas dos pés e também como as unhas devem ser cortadas, evitando que fiquem inflamadas.

Unha encravada

Formas de evitar as unhas encravadas

Veja neste vídeo algumas dicas de profissionais sobre como é possível evitar as unhas encravadas que tanto incomodam e ficam doloridas.

Cortar as unhas corretamente

Na hora de cortar as unhas você precisa usar os equipamentos importantes e essências para essa tarefa. Todos devem estar muito bem limpos e esterilizados evitando qualquer problema de contaminação ou bactérias.

Cortando as unhas

itens básicos e indispensáveis:

  1. Cortador de unhas
  2. Espátula ou palito de madeira
  3. Lixa

Como cortar as unhas corretamente:

  • Prepare suas unhas: é necessário antes de tudo molhar as unhas antes de cortá-las, desta forma elas ficaram amolecidas e as tornando mais fáceis de cortar.
  • Corte as unhas: na hora de cortar tente sempre deixá-las em linha reta, até conseguir cortar toda a parte clara que fica para fora dos dedos.
  • Espere as suas unhas secarem: esse processo é muito importante, as deixe secarem até que não fiquem mais moles. Ao deixar suas unhas úmidas será muito mais fácil que acabem se quebrando.
  • Lixe as unhas: com uma lixa garanta que as bordas fiquem suaves. É importante que as unhas fiquem ligeiramente triangulares ou com um corte oval, sem nenhuma ponta sobrando.

Com essas dicas você pode cortar as unhas corretamente sem correr o risco de ficarem inflamadas, doloridas ou até mesmo encravadas. Em caso de dúvidas ou problemas com as suas unhas procure um podólogo.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Resultado Parcial 6 votos, média: 4,50 estrelas
Loading...Loading...

Comentários no Facebook

Encontrou algum erro e/ou gostaria de dar alguma sugestão para essa matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Deixe uma Resposta »