CRIANÇAS PODEM PINTAR AS UNHAS?

Atualmente se tornou muito comum que as crianças sintam desejo de pintar as unhas cada vez mais jovens, a moda dos esmaltes coloridos pode ter sido o grande estimulo para o desejo das crianças a começarem a pintar as unhas tão cedo. Algumas mães acham que não existe problema algum, já outras querem preservar a infância da criança sem que ela tenha que se preocupar em pintar as unhas todas as semanas.

De acordo com a dermatologista Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o correto é a criança começar a usar esmaltes a partir dos sete anos. É com essa idade que o sistema imunológico está mais fortalecido, evitando assim riscos maiores de alergias.

No entanto, ainda é recomendado que ao adotar a prática de passar esmaltes quando crianças optem pelos hipoalérgicos ou específicos para o uso infantil. Esses tipos de esmaltes são feitos à base de água, então não precisam de removedores ou acetona para ser retiradas.

Quanto mais as crianças ficarem longe de removedores e acetonas é melhor para a saúde. Os esmaltes hipoalérgicos ou específicos para o uso infantil não possuem solvente, tornando o cheiro mais neutro e livre de substâncias tóxicas.

 CRIANÇAS PODEM PINTAR AS UNHAS?

crianças pode pintar as unhas

No Brasil, a Impala possui uma linha exclusiva para uso infantil apenas com componentes aprovados. A marca Piggy Paint  também está disponível para compras, sendo totalmente exclusiva para crianças e adolescentes, cheia de cores específicas. Cada vidrinho da Piggy Paint está US$ 7,99.

A linha também conta com removedores de esmalte sem solventes, com Aloe Vera e Vitamina E, que protege ainda mais as unhas e cutículas das crianças.

É muito comum que as crianças acabem achando que para estarem sempre bonitas é preciso estar com esmaltes nas mãos, por isso é preciso que as mães desde cedo comecem a alertar que não é necessário estar sempre com as unhas pintadas. Para preservar a infância da criança, deixe que ela faça algumas escolhas, mas não se esqueça de estar sempre no controle.

criancas-podem-nao-usarem-maquiagem-esmaltes

Já para as crianças que possuem a mania de roer as unhas, especialistas indicam esmaltes com sabor amargo, pois são eficazes. No entanto, esses esmaltes só podem ser usados com recomendação de um médico especialista.

É importante manter as unhas de qualquer criança bem cuidadas, pois o ato de roer pode acabar levando a várias complicações. Mesmo com todas essas dicas se sua criança ainda continua com essa mania procure o próprio pediatra ou psicólogo, pois muitas vezes esse ato é se transforma em uma forma de alívio para transtornos de ansiedade e insegurança.