DICAS PARA EVITAR A UNHA ENCRAVADA

A unha encravada costuma ser um problema constante para aqueles que não tomam cuidado preventivo, como por exemplo, quando se faz uso de sapato apertado ou o corte mal feito das unhas. Além disso, é importante sempre manter as unhas limpas, para que isso não ocorra com frequência.

Quem tem ou já teve unha encravada sabe que pode haver alguns incômodos, caso não seja tomado algumas atitudes o problema poderá se agravar se tornando ainda mais difícil de voltar ao normal.

Selecionamos as melhores dicas para evitar a unha encravada e não precisar mais sofrer com dores por causa disso, confira!

Água morna

Água morna unhas

Se o cantinho da unha do dedo estiver avermelhado e você estiver sentindo algum incomodo ao toque, é preciso mergulhar os pés ou as mãos em uma bacia com água morna e deixar por lá durante 15 minutos.

Logo em seguida, seque bem seus pés ou mãos e com um pedaço pequeno de algodão introduza abaixo da borda da unha.

Se sua unha estiver inflamada, uma boa dica é aplicar antisséptico no algodão antes de colocá-lo sob a unha.

Cuidado ao cortar as unhas

Cuidado ao cortar as unhas

É comum que acabemos cortando de forma errada nossas unhas, por isso é bastante importante não cortar as unhas em formato “V”, desta forma se torna ainda mais fácil que as unhas fiquem encravadas.

Sapatos e meias apertadas

sapatos apertados

Evite ao máximo sapatos e meias apertadas, pois é possível que eles modifiquem o formato das unhas e se torna mais fácil de encravar. Caso já esteja com unha encravada, dê preferência aos sapatos abertos e sandálias.

Lixe as unha nas bordas

Lixe as unha nas bordas

Caso tenha cortado suas unhas no formato errado ou tenha deixado elas bem curtinhas, é possível utilizar a lixa de unha nas bordas, assim as pontinhas não irão penetrar na pele.

Se você conseguir seguir todas essas dicas se torna mais difícil que tenha unha encravada, além do mais, é preciso mantê-las sempre limpas para que esse problema não aconteça com você.

E quando nada disso resolve?

Existem alguns casos em que a unha encravada pode ser congênita, isso ocorre devido ao próprio formato da unha, que possui um espaço bem pequeno para crescer e geralmente não consegue.

Normalmente esse problema afeta os bebês, por isso o ideal é consultar o dermatologista para que se tenha um diagnóstico mais preciso e um tratamento eficiente.